quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

5 questões que professores devem perguntar a seus alunos

Confira 5 questões que professores devem perguntar a seus alunos e entenda de que maneiras é possível oferecer um ensino de maior qualidade
Para que os alunos desenvolvam um ponto de vista e possam assimilar o conteúdo de maneira mais abrangente, pergunte a eles qual opinião formaram sobre o assunto estudado
Um ensino eficiente não depende somente da capacidade do professor de passar um conteúdo amplo e bem explicado a seus alunos. Encorajar os estudantes a pensarem sobre o que foi visto em aula também é essencial para que o aprendizado seja garantido, para que eles desenvolvam habilidades em dissertar sobre os assuntos e para que aprimorarem a criatividade.
Confira 5 questões que professores devem perguntar a seus alunos:
1. Qual sua opinião?
Para que os alunos desenvolvam um ponto de vista e possam assimilar o conteúdo de maneira mais abrangente, pergunte a eles qual opinião formaram sobre o assunto estudado. Dessa forma, eles darão mais atenção ao que foi ensinado.
2. Por que você tem essa opinião?
Logo após a primeira pergunta, questione sobre o motivo que fizeram com que eles formassem essa opinião. Isso fará com que seus alunos tenham ainda mais foco no assunto estudado.
3. Como você chegou à essa conclusão?
Fazendo essa pergunta, seus estudantes tentarão conectar o que foi visto em aula com experiências que vivenciaram, assistiram ou leram anteriormente, ampliando a capacidade de raciocínio e facilitando a memorização do assunto.
4. Você pode desenvolver?
Pedindo para que seus alunos desenvolvam as ideias que tiveram, você os encorajará a ir ainda mais além, algo que pode ajudá-los a serem mais criativos.
5. Alguma pergunta?
Sua última pergunta deve ser para estimular seus alunos a questionarem de volta e, dessa maneira, resolverem qualquer tipo de dúvida que possa ter surgido com a discussão do assunto.
http://www.cervantesvirtual.com/

Fonte: Universia Brasil
(Editor: Otávio Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário