sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Redenção: Escola Palma Muniz comemora Dia do Folclore






Alunos do Ensino Fundamental da Escola Palma Muniz, de Redenção (PA), participaram, nesta sexta-feira (23), de uma manhã artística em comemoração ao Dia do Folclore. Os alunos foram divididos em grupos e participaram da gincana com apresentações de danças e, alternadamente, cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Os jurados avaliaram os melhores grupos.

“Os alunos participaram ativamente das apresentações ao Dia do Folclore e ainda comemoram o Dia do Estudante. As atividades extraclasses são importantes para os alunos se interagirem com os demais, pois geralmente, somente se encontram na chegada à escola, recreio e na saída. As interações através das atividades pedagógicas, culturais e esportivas são importantes para a formação cidadã dos alunos”, citou a diretora Lílian Borges, que acompanhou de perto as atividades culturais dos alunos.

Folclore brasileiroO folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.
Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para a portuguesa, a negra e a indígena - o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação interna e internacional, constituindo, além disso, elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza. (Wikipédia, a enciclopédia livre). 

(Editor: Otávio Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário