sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Marabá: Projeto paraense de educação integral tem reconhecimento internacional

Dentro do Galpão de Artes de Marabá, no Pará, o projeto Rios de Encontro beneficia mais de 100 crianças e adolescentes com o objetivo de aliar arte, sustentabilidade e a cultura local à educação integral. Desde o início, o grande foco da iniciativa foi fortalecer a memória, cultura e a história do bairro do Cabelo Seco, ocupado tradicionalmente pela população afro-indígena e ribeirinha.

O grupo Latinhas de Quintal se destaca entre as ações. Responsável por preparar gestores culturais e coordenadores comunitários, ajudou o projeto a ganhar reconhecimento nacional e internacional. Em 2011, o Rios de Encontro foi um dos vencedores nacionais do Prêmio Itaú-Unicef pelo seu protagonismo juvenil, que transformou um bairro excluído e discriminado em exemplo e referência de educação integral. "Este reconhecimento foi muito importante para que a cultura popular local se integrasse à cultura escolar”, comenta Dan Baron, coordenador do projeto que já foi convidado a participar de mesas redondas e oficinas de formação em encontros regionais de gestão social em Belém, de educação do campo em João Pessoa e Fortaleza, e para a Cátedra UNESCO sobre educação popular. Em 2012, o projeto ganhou o prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura.

Os reconhecimentos nacionais ampliaram as possibilidades de crescimento do projeto, que culminou em um prestígio internacional. Este ano, as ações de dança e de produção musical do grupo Latinhas de Quintal foram apresentadas para lideranças políticas e gestores de cultura e educação de 47 países, durante Encontro da Aliança Mundial pela Arte e Educação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na Alemanha. Reunidos para discutir o papel da arte-educação na gestão de cidades criativas e de futuros sustentáveis, o projeto Rios de Encontro foi um dos exemplos demonstrados de ação socioeducativa. "Apresentamos um vídeo sobre a proposta cultural e educativa do projeto. Todos ficaram impressionados com a atuação dos jovens artistas, como gestores e lideranças de sua comunidade e escola”, comenta Dan.

Para Maria Amabile Mansutti, coordenadora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o reconhecimento do projeto Rios de Encontro demonstra que as ONGs brasileiras estão mais conscientes sobre o seu papel e, por isso, estão buscando aprimorar as práticas. "Os gestores das organizações estão mudando de uma postura inicialmente assistencialista e avançando no aspecto da garantia dos direitos. Temos nos surpreendido com o grau de inovação e criatividade apresentado nos projetos do Prêmio Itaú-Unicef”, salienta Amabile que faz parte da equipe avaliadora do prêmio. "Hoje, a maioria das ONGs entendem que são parte de uma rede de oferta de educação integral de qualidade”, diz.

O Prêmio Itaú-Unicef, realizado pela Fundação Itaú Social e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi pioneiro em dar visibilidade ao trabalho de ONGs que contribuem, em articulação com políticas públicas de educação e assistência social, para a educação integral de crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade. A iniciativa está na 10ª edição e recebeu 2.713 inscrições de projetos socioeducativos.

http://www.fundacaoitausocial.org.br/acontece/newsletter /edicao-n-45-julho-2013-nota-1.html
(Fonte: Fundação Itaú Socia)

(Editor: Otávio Araújo)

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