segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DIRETORES DE ESCOLAS ESTADUAIS SERÃO DEFINIDOS PELA COMUNIDADE EM 2015

Santa Catarina não terá mais indicação política para cargos de diretores das Escolas estaduais. O decreto com a mudança de modelo será assinado hoje pelo governador Raimundo Colombo. Apesar da alteração, a efetiva participação de Professores, Alunos e pais no processo de escolha da direção ocorrerá apenas em 2015.

Pelo decreto, os novos diretores serão escolhidos com base em um plano de gestão que deve ter como foco o acesso, a permanência e a aprendizagem dos Alunos. Este projeto será analisado por uma banca de consultores, especialistas em gestão Escolar. Aqueles que atenderem a critérios técnicos seguem para a votação da comunidade, o que está previsto para ocorrer em outubro de 2015.

Segundo o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, a eleição é uma maneira de estimular mais a participação dos responsáveis na vida Escolar dos filhos. A mudança vem pôr um fim num modelo ultrapassado que coloca Santa Catarina como o estado que mais tem diretores indicados politicamente.
De acordo com dados da Prova Brasil 2011, 86% de diretores de colégios estaduais assumiram o cargo por essa prática, que é mantida em apenas seis estados.

Fonte: Jornal de Santa Catarina (SC)

(Editor: Otávio Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário