quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ideb precisa ser aprimorado para ser um diagnóstico mais fiel, aponta TCU

O TCU (Tribunal de Contas da União) realizou uma auditoria em 16 cidades do País e apontou que em quatro destes, o diagnóstico do ensino básico feito pelos municípios não reflete a situação real do local. Esta diferença compromete o correto planejamento e direcionamento da assistência prestada pelo MEC (Ministério da Educação), aponta o tribunal.

Entre os motivos apontados para esta defasagem entre os relatórios e a realidade, o TCU mostra uma insuficiência da assistência técnica oferecida pelo MEC. Isso ocorreria devido ao alto número de municípios que cada servidor deve atender.

Outro ponto levantado nos municípios auditados foi o baixo nível de ações para a implementação de infraestrutura e de recursos pedagógicos. Laboratórios de informática, conexão à internet, e até mesmo o abastecimento elétrico e de água potável estão entre estas dificuldades registradas.

O Simec (Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação) também foi alvo de críticas. Foram detectadas informações desatualizadas ou inconsistentes no sistema.

Segundo José Jorge, relator do processo no TCU, o Ideb precisa ser aprimorado para ser uma ferramenta mais eficaz.
— Certamente, o Ideb é um importante instrumento para a aferição da qualidade de educação, mas necessita ser aprimorado de forma a permitir um diagnóstico mais fidedigno dos sistemas de ensino.

Ao final do relatório, TCU e MEC fecharam acordo para solucionar as medidas deficientes. O tribunal ainda reiterou determinações para que o FNDE reanalise convênios referentes a transporte escolar e materiais didáticos, que terão o atendimento monitorado.

http://noticias.r7.com/educacao/noticias/ideb-precisa-ser-apr imorado-para-ser-um-diagnostico-mais-fiel-aponta-tcu-20130916.html

Fonte: Portal R7

(Editor: Otávio Araújo)

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